segunda-feira, 5 de março de 2012

O Racing de Ipanema


 
 
3-3-2012. Praia de Copacabana.
 
Estava eu em um quiosque em Copacabana, antes uma apresentação do Quinteto Solar, no qual meu pai é baterista. Enquanto o pessoal ia se aprontando para começar, eu fiquei olhando a orla.

Eu gosto do Rio de Janeiro em todos os seus pormenores, mas convenhamos, é realmente uma maravilha de cenário aquela praia. Até porque o céu escuro havia afastado os farofeiros e os turistas fanfarrões.

Ao longe, vi uma bandeira alvi-celeste. "Racing", dizia a parte de baixo. A de cima estava dobrada, e assim permaneceu por todo o tempo(e as muletas me impediram de me aproximar mais). Minha imaginação foi à mil.

Logo pensei num amistoso do Racing de Avellaneda com um time local. Meu pai me trouxe sua câmera, para que eu batesse umas fotos do som. Mas ela estava sem pilhas. Já não aguentei mais de curiosidade, e fui ver do que se tratava.

Chegando próximo, comecei a notar uma coisa estranha. Argentinos negros? Argentinos mulatos? Não, aquilo não era bem o que eu havia pensado. Talvez alguns jogadores tupiniquins pudessem estar no clube hermano. Sempre a imaginação fervilhando. E um pouco de esperança, também, porque não?

Mas no fim vi que o momento foi muito mais interessante. O jogo? Era oficial, acho...o juiz pelo menos se vestia como tal. Pelo que me disseram, era um campeonato de favelas (porque "comunidade" é nome moderninho e glamourizador). O time? " Ipanema Racing". O cara da foto? Alguém que estava na reserva, próximo a mim. Me pediu para eu não fotografar o rosto, em tom jocoso. Mas convenhamos, não faria sentindo capturar parcialmente o momento

Ipanema Racing, futebol de areia. Não tem nada mais carioca que isso.

Mais à frente havia um Juventus. Mas esse era clube de peso europeu, clube de Uefa Champions League. Não consegui ver tanta graça.
 
 
Juro que estava escrito "Ipanema" na faixa de cima...
 
 


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir